sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Alba Granja Medeiros

Alba Granja nasceu em Palmeira dos Índios - AL em 23 de outubro de 1943. Filha de Abdon de Araújo Granja e Alaíde de Mendonça Granja. Dois irmãos: Abraão e Afrânio.

Foi professora primária por 20 anos. Cursou pedagogia, concluindo em 1982, no Cesmac, Maceió, AL. Sempre gostou de poesias e lia todas que encontrava. Casou em 1967, com Luiz Cabral de Medeiros, tiveram 4 filhos: Luis Ronaldo, Marcelo, Alexandre e Ana Cláudia. Residiu em Maceió, onde se aposentou e passou a escrever poesias. Publicou dois livros: “Poesia e Vida”, 1995 e “Falando de Amor”, 2000.
Alba tocava acordeom e piano e também pintava paisagens e natureza morta.

Foi membro da Academia de Letras de Palmeira dos Índios, cadeira 15, desde sua fundação em 2000. Sócia honorária e convidada a tomar posse na Academia Maceioense de Letras.

Fez parte de vários intercâmbios culturais escrevendo para jornais e revistas alternativas com o objetivo de incentivar a poesia e conhecer outros poetas. Gostava do estilo parnasiano. Tinha admiração pelo trabalho de vários poetas antigos e da atualidade. Descobriu, através da internet, muitos poetas como: Humberto Soares Santa, Bernardo Trancoso, Humberto Del Maestro, Ronaldo Cunha Lima, dentre outros.

Sempre dizia que “o soneto é a mais bela e nobre forma de poesia. O poder de sintetizar, dizer tudo o que sente em apenas quatorze versos é realmente um dom maravilhoso”.
Alba Granja faleceu em setembro de 2006 em Curitiba, PR, nos deixando um lindo e singelo exemplo de amor a Deus, à família e à arte.

3 comentários:

Vavá Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vavá Ribeiro disse...

Alexandre, sou Vavá Ribeiro, cantor e compositor do Piauí!! Ontem, em companhia de meu sogro que está internado num hospital da capital, ouvi-o falar de estórias que envolviam a Sra. Alba e seu tio Abraão!! Fiquei curioso ao saber que ela era poetisa e disse-lhe que iria pesquisá-la!! Eis-me aqui, surpreso de encontrar dentre parentes tão distantes de minha esposa, Perla, pessoas que têm grande admiração e preocupação pela conservação e perseverança à arte!! Meu sogro, Osmardo Paranhos Granja, 80 anos, certamente é seu tio de 2° geração!! Espero receber alguma resposta de sua parte, ao menos para fazer jus à memória deste velho pelo qual tenho grande respeito e adoro ouvi-lo contar de suas andanças pela vida!! Meu e-mail é vavaribeiros@hotmail.com!! Grande abraço!!

Vavá Ribeiro disse...

Alexandre, vim apenas dizer que meu sogro faleceu!! Ele ficou muito feliz em saber que encontrei seus parentes!! Estava esperando que vc falasse algo, mas...!!!! Grande abraço!! Vavá Ribeiro.